EFEITO DO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES NO CONTROLE DE BRUSONE (Pyricularia oryzae) E MANCHA PARDA (Helminthosporium oryzae) DO ARROZ
Resumo
Com o objetivo de controlar brusone (Pyricularia oryzae) e mancha parda (Helminthosporium oryzae) do arroz (Oryza sativa), diferentes fungicidas foram testados, através do tratamento de sementes, a nível de campo em solo de várzea (glei pouco húmico). Os resultados mostraram, preliminarmente e de modo geral, que os fungicidas dichlofluanid e terbuconazole propiciaram aumento no “stand” superiores a 30% quando comparados com o fungicida padrão mancozeb e a testemunha. Com relação ao nível de infecção nas plantas, o terbuconazole foi o que melhores resultados apresentou. E quanto à produção não houve diferença significativa entre os tratamentos. Os tratamentos com o fungicida terbuconazole individualmente ou em mistura com dichlofluanid mostraram-se superiores às testemunhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.