CONTROLE DA TRAÇA DO TOMATEIRO Scrobipalpula absoluta (Meyrick, 1971) (Lepidoptera – Gelechiidae) COM UM NOVO INSETICIDA REGULADOR DE CRESCIMENTO
Resumo
Para controle da traça do tomateiro, S. absoluta, avaliou-se a eficiência de um novo inseticida regulador de crescimento, o flufenoxuron (CASCADE 50) nas dosagens de 100 e 200g i.a./ha, em comparação com outro regulador de crescimento: o teflubenzuron (NOMOLT 15 SC) nas dosagens de 100 e 200g i.a./ha, um piretróide: a permetrina (TALCORD 250) na dosagem de 100g i.a./ha e a testemunha. O experimento foi conduzido em uma propriedade rural do município de Goiânia, no período de 22/04 a 02/06/88. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com 4 repetições. Cada parcela constituiu-se de 2 linhas de tomateiro da cultivar Kadá, contendo 20 plantas, com aproximadamente 25.000 plantas por hectare. As avaliações foram realizadas aos 4, 7, 11 e 14 dias após as aplicações dos tratamentos. Os resultados obtidos neste experimento, permitiram concluir que o flufenoxuron (CASCADE 50) controlou efetivamente a praga nas duas dosagens testadas, atingindo eficiência superior a 80% de controle na menor dosagem, até aos 14 dias após as pulverizações, não diferindo estatisticamente dos outros produtos testados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.