EFEITO DO FOSFATO NATURAL, HIPERFOSFAGO E SUPERFOSFATO TRIPLO EM LATOSSOLO VERMELHO ESCURO DISTRÓFICO – UNIDADE GOIÂNIA, NA PRODUÇÃO DE SOJA (Glycine Max L. Merril)
Resumo
O hiperfosfato foi usado com eficiência em solos sob vegetação de cerrado, mas devido às dificuldades na sua importação, está sendo substituído por outros produtos, entre eles o hiperfosfato, testado em experimento realizado pelos autores do presente trabalho. As fontes de P comparadas foram fosfato natural finamente moído (FN), hiperfosfago (H), hiperfosfago (Hm) tendo como adubação de manutenção o próprio hiperfosfago, e o superfosfato triplo (SI), aplicado no sulco de plantio, como adubação de manutenção em três diferentes tratamentos, não sendo usado num dos tratamentos com hiperfosfago (Hrn). O solo foi um LED - Unidade Agronomia, que apresentou, para as camadas de "O"a l7cm e de 17 a 34cm,os seguintes valores: pH = 5,1e 4,8; Ca + Mg = 2,4 e 2,0 meq/100 ml; P = 0,6 e 0,3 ppm; K = 49 e 39 ppm e "O" meq/l00 ml de Al trocável. As doses usadas foram: “O”, 200, 400 e 600 kg de P2O5 por hectare e a planta foi a soja, cuja produção mostrou resposta para as diferentes doses de fósforo, embora para o fosfato natural não tenha sido significativa. As diferentes fontes de P mostraram aumento percentual de produção sobre as respectivas testemunhas: FN = 20,06%; H = 40,6%; Hm = 123,2% e ST = 43,2%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.