EFEITO DO FÓSFORO E DA DENSIDADE DE POPULAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES DO RENDIMENTO DO FEIJÃO-DE-CORDA (Vigna unguiculata L. Walp): CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Resumo
Foi conduzido um experimento em Cruz das Almas, Bahia, em solo do tipo latossolo Vermelho Amarelo Àlico Textural, onde foi estudado o efeito das densidades de população (DP) de 40.000, 80.000, 160.000 e 320.000 plantas/ha e das doses de fósforo de 0, 40, 80 e 160 kg de P205/ha sobre algumas características morfológicas do feijão-de-corda (Vigna unguiculata L. Walp.), cv. 'TVX 1836 - 013 J’ de crescimento determinado. No início e no final de floração foram tomados dados sobre o número de nós na haste principal e nos ramos laterais, área foliar, índice de área foliar (IAF) e produção de matéria seca por planta e na colheita foram tomados dados sobre o número de nós na haste principal e nos ramos laterais. No início de floração somente o IAF foi afetado de maneira significativa pelo DP, cujo aumento de 40.000 para 320.000 plantas/ha, ocasionou um incremento no IAF da ordem de 531%. No final de floração foi observado efeito significativo da DP sobre o número de nós nos ramos laterais, número total de nós por planta e área foliar, que diminuíram com o aumento da DP. Por sua vez, o incremento das doses de P205 aumentou significativamente essas variáveis. Por outro lado o aumento da DP diminuiu a produção de matéria seca por planta e aumentou o índice de área foliar. Na colheita, o aumento da DP de 40.000 para 320.000 reduziu significativamente o número de nós na haste principal, nos ramos laterais e o número total de nós na planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.