ENSAIO DE CONTROLE AO MICROÁCARO DO TOMATEIRO Aculops lycopersici (Massee, 1937) (Acari: Eriophyidae) COM UM NOVO ACARICIDA
Resumo
O experimento foi conduzido numa área de plantação de tomate, nas proximidades da Escola de Agronomia da UFG, com o objetivo de avaliar o efeito de um novo acaricida denominado avermectin, contra Aculops lycopersici (Massee, 1937), o microácaro do tomateiro. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: Avermectin (Vertimec 18 CE, 50, 75 e 100 ml/l00 1 de água); Cyhexatin (Plictran 50 BR. 100 g/100 1 de água); Enxofre (Kumulus 80% PM. 400 g/100 1 de água) e Testemunha. As aplicações foram efetuadas com um pulverizador costal manual jacto, gastando-se 30 ml de calda por planta. As avaliações foram realizadas aos 3, 7, 10, 14 e 21 dias após a aplicação, onde amostrou-se 10 folhas ao acaso, de 10 plantas das duas linhas centrais de cada parcela e contou-se o número de ácaros visando a uma área de 0,7 cm2/folha. Os resultados obtidos mostraram que o produto avermectin foi superior aos outros acaricidas, apresentando uma eficiência de controle de aproximadamente 95%, na menor dosagem, até 21 dias. O cyhexatin e o enxofre foram reduzindo sua eficiência ao longo do desenvolvimento do ensaio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.