COMPOSIÇÃO QUÍMICA E RENDIMENTO DO CAPIM ANDROPOGON (Andropogon gayanus var. Bisquamulatus cv Planaltina) EM DIFERENTES IDADES DE CORTE
Palavras-chave:
Andropogon gayanus, idade de corte, composição química, rendimento de matéria seca e proteína bruta, fenoResumo
O presente trabalho foi realizado nas dependências do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia, no período de janeiro a setembro de 1986. O objetivo foi determinar a composição química e o rendimento do capim Andropogon (Andropogon gayanus var. bisquamulatus cv. Planaltina) em diferentes idades de corte (40, 54, 68 e 83 dias) após a uniformização, visando à produção de feno. Para estudar a composição química e os rendimentos de matéria seca e proteína bruta antes da fenação, adotou-se um delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições. Determinou-se os teores médios de matéria seca, de proteína bruta, de fibra bruta, de cálcio e de fósforo, bem como os rendimentos de matéria seca e proteína bruta. As informações obtidas, neste trabalho, permitiram concluir que as pastagens formadas com o capim Andropogon apresentam boas condições para fenação nas idades de 54 a 68 dias de rebrota.
PALAVRAS-CHAVE: Andropogon gayanus; idade de corte; composição química; rendimento de matéria seca e proteína bruta; feno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.