EFEITO DE ACARICIDAS NO CONTROLE DO MICROÁCARO Aculops lycopersici (Massee, 1937) NO TOMATEIRO ESTAQUEADO

Autores

  • Antônio Lopes da Silva
  • Valquíria Rocha Santos Veloso
  • Natan Fontoura da Silva
  • Larissa Leandro Pires

Palavras-chave:

Lycopersicon esculentum, Eriophyidae, controle químico

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de dosagens de um novo acaricida, em comparação a um produto de uso comum no controle do microácaro (Aculops lycopersici), o Azocyclotin, na cultura do tomateiro estaqueado. A variedade Santa Adélia Super foi conduzida em sistema tutorado, com uma planta por cova em haste única, em fileiras duplas, e com espaçamento 1,0 m entre linhas e 0,40 m entre plantas. Os tratamentos foram: Spirodiclofen (240 SC, nas dosagens de 0,20, 0,25 e 0,30 litros p.c.ha-1); Azocyclotin (500 SC a 0,50 litros p.c. ha-1); Azocyclotin (250 PM, a 1,00 kg p.c.ha-1); e testemunha. Foram realizadas três pulverizações em intervalos semanais, aos 82, 89 e 96 dias após a germinação. Uma amostragem prévia da quantidade de ácaros presentes nas parcelas foi efetuada aos 79 dias após a germinação. A eficiência dos produtos e dosagens foi avaliada através de quatro amostragens: um, três, sete e dez dias após a última pulverização. Coletaram-se, para tanto, quatro folhas ao acaso das duas linhas centrais de cada parcela (dezesseis folhas/tratamento). De cada uma das folhas, cinco folíolos foram destacados para a contagem do número de microácaros. Concluiu-se que todos os produtos avaliados reduziram a população de A. lycopersici. Spirodiclofen pode ser utilizado para o controle do microácaro do tomateiro em substituição aos produtos normalmente recomendados. A dosagem de 0,3 litro p.c.ha-1 de Spirodiclofen é a mais eficiente no controle do microácaro até três dias após a última pulverização.

PALAVRAS-CHAVE: Lycopersicon esculentum; Eriophyidae; controle químico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Rocha Santos Veloso

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131, CEP 74001-970 Goiânia, GO. E-mail: vveloso@agro.ufg.br

Downloads

Publicado

19-11-2007

Como Citar

SILVA, A. L. da; VELOSO, V. R. S.; SILVA, N. F. da; PIRES, L. L. EFEITO DE ACARICIDAS NO CONTROLE DO MICROÁCARO Aculops lycopersici (Massee, 1937) NO TOMATEIRO ESTAQUEADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 105–108, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2419. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico