ESTABILIDADE FENOTÍPICA EM GOIABEIRA (Psidium guajava L.) COM ÊNFASE EM PESO DE FRUTO, PRECOCIDADE E PERÍODO DE COLHEITA
Palavras-chave:
Interação GxA, adaptabilidade, melhoramento, Mirtaceae, goiabaResumo
A interação de genótipos com ambientes é de fundamental importância na manifestação fenotípica. A fim de verificar a estabilidade fenotípica de genótipos de goiabeira e identificar grupos de acessos com potenciais alternativos para o melhoramento genético e/ou para a exploração comercial, foram avaliados 63 acessos do banco de germoplasma do Instituto Agronômico (IAC, Campinas, SP). O período de avaliação compreendeu seis safras, de 1987 a 1992. A metodologia de regressão linear simples foi utilizada para estudo de estabilidade fenotípica no tempo. Os caracteres avaliados foram peso de fruto, duração de colheita e precocidade. Destacaram-se os acessos Campos e Creme Arredondada como de valores médios e estabilidade desejáveis para os três caracteres, além de acessos estáveis para dois caracteres simultaneamente e acessos estáveis para caracteres isolados.
PALAVRAS-CHAVE: Interação GxA; adaptabilidade; melhoramento; Mirtaceae; goiaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.