EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS NO CONTROLE DO Thrips tabaci LIND., 1888 (THYSANOPTERA, THRIPIDAE) NA CULTURA DO ALHO
Palavras-chave:
Insecta, tripes, controle químicoResumo
O trabalho foi conduzido em Goiânia, Goiás, Brasil, entre maio e agosto de 2000, com o objetivo de determinar a eficiência agronômica dos inseticidas thiacloprid 480 SC, methiocarb 500 SC, imidacloprid 200 SC, betacyflutrin 50 EC, thiametoxan 25 WG e chlorpirifos 450 EC no controle de tripés (Thrips tabaci), na cultura do alho. Os produtos foram aplicados três vezes consecutivas a partir do surgimento do inseto, com intervalos de dez dias. As avaliações foram realizadas aos dois, sete e quinze dias após a terceira pulverização. Concluiu-se que, com exceção do chlorpirifos 450 EC, todos os demais inseticidas foram eficientes no controle do tripes, até quinze dias após a última aplicação. Destacaram-se o methiocarb nas duas dosagens avaliadas, 250 e 375 g.ha-1 do ingrediente ativo, que apresentaram, em média, 95% e 97,3% de eficiência, respectivamente, e o betacyflutrin 50 EC, com 95,7% de eficiência média.
PALAVRAS-CHAVE: Insecta; tripes; controle químico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.