CARACTERIZAÇÃO DE AMBIENTES DE CERRADO COM ALTA DENSIDADE DE PEQUIZEIROS (Caryocar brasiliense Camb.) NA REGIÃO SUDESTE DO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Frutíferas do cerrado, pequi, Caryocaraceae, fertilidade do soloResumo
O pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) é uma espécie de grande potencial econômico do cerrado. O objetivo deste trabalho foi caracterizar vinte áreas de cerrado com alta densidade natural de pequizeiros na região Sudeste de Goiás, sendo cada área de 1,0 ha. Chegou-se às seguintes conclusões: o pequizeiro ocorre em solos considerados de fertilidade baixa para a maioria das plantas cultivadas; os cambissolos e o litossolo apresentam maior densidade de plantas de pequizeiro quando comparados com os latossolos; a densidade de plantas de pequizeiro correlaciona-se positivamente, entre as áreas, com os teores de P e Zn e com a CTC total do solo; a área basal média dos pequizeiros correlaciona-se positivamente com o teor de K e a saturação por bases, e negativamente com os teores de H+Al e a CTC total; a altura média e a produção dos pequizeiros correlacionam-se positivamente com o teor de K no solo e com a saturação por bases; a produção de frutos por planta, em média, é baixa e proporcional à altura e ao diâmetro médio da copa; o número de plantas com frutos foi maior que o de plantas sem frutos a partir do diâmetro de 10 cm, sendo esta uma relação que aumenta com o diâmetro.
PALAVRAS-CHAVE: Frutíferas do cerrado; pequi; Caryocaraceae; fertilidade do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.