EFEITO DA APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO NA ATIVIDADE MICROBIANA E NA DECOMPOSIÇÃO DA PALHADA DE SORGO EM SOLO DE CERRADO SOB PLANTIO DIRETO
Palavras-chave:
Biomassa microbiana, taxa de decomposição, qCO2, respiração microbianaResumo
A atividade microbiana do solo participa de diversos processos importantes no solo, como a decomposição de resíduos vegetais e animais e a ciclagem de nutrientes. Resíduos com alta relação C/N sofrem decomposição mais lenta, o que pode provocar imobilização de certos nutrientes, principalmente nitrogênio. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de nitrogênio (N) na atividade microbiana do solo e na decomposição de palhada de sorgo em solo de cerrado sob plantio direto. Os tratamentos compreenderam um esquema fatorial 2x6, sendo o fator nitrogênio aplicado em dois níveis (com N, na dose de 30 kg ha-1, e sem N) e seis épocas de coleta de solo (0; 15; 30; 45; 60 e 75 dias após aplicação de N). Foram determinados o carbono da biomassa microbiana (C-BM), a respiração microbiana do solo (Resp), o carbono orgânico (C-org), quociente metabólico (qCO2), estoque de carbono (Est-C), a taxa de decomposição (K) e a meia vida da palhada de sorgo (t1/2). A aplicação de nitrogênio (30 kg ha-1) não influenciou as variáveis Resp, C-org e qCO2, no entanto, a aplicação de N provocou decréscimo de 20% no C-BM em relação ao tratamento sem N. Com exceção do C-org e Est-C, todos os outros atributos variaram durante o período de estudo. A taxa de decomposição foi maior nos tratamentos com N, apresentando um aumento de 21% em relação ao controle. Conclui-se que a aplicação de 30 kg ha-1 de N não afeta a atividade microbiana, no entanto, aumenta a taxa de decomposição da palhada de sorgo.
PALAVRAS-CHAVE: Biomassa microbiana; taxa de decomposição; qCO2; respiração microbiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.