RELAÇÕES DE CARBONO ORGÂNICO E DE NITROGÊNIO TOTAL E POTENCIALMENTE MINERALIZÁVEL COM O NITROGÊNIO ABSORVIDO PELO MILHETO

Autores

  • Wilian Henrique Diniz Buso
  • Huberto José Kliemann

Palavras-chave:

Cerrados, carbono orgânico, nitrogênio, potenciais de mineralização, sistemas de cultivo

Resumo

O presente trabalho, conduzido em casa de vegetação, teve como objetivo correlacionar o nitrogênio absorvido pelo milheto com o carbono orgânico (CO), nitrogênio total (Nt) e nitrogênio potencialmente mineralizável (No – estimados pelos modelos hiperbólico e exponenciais simples e duplo). Os estoques de CO, Nt e No, independentemente do sistema cultivo usado, são estreitamente associados à textura. Em solos arenosos as perdas são proporcionalmente mais rápidas do que nos mais argilosos. As maiores perdas de CO, Nt e No ocorreram no sistema de plantio convencional; no sistema de plantio direto os estoques de carbono e nitrogênio são gradualmente recuperados ao longo dos anos. Os teores de CO, Nt e No correlacionam-se significativamente com o nitrogênio absorvido pelo milheto, porém não se encontrou relação significativa com a fração de nitrogênio facilmente mineralizável, estimado pelo modelo exponencial duplo.

PALAVRAS-CHAVE: Cerrados; carbono orgânico; nitrogênio; potenciais de mineralização; sistemas de cultivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Henrique Diniz Buso

Engenheiro agrônomo, M. Sc., autônomo. Itapaci - GO. wilianbuso@yahoo.com

Downloads

Publicado

12-11-2007

Como Citar

BUSO, W. H. D.; KLIEMANN, H. J. RELAÇÕES DE CARBONO ORGÂNICO E DE NITROGÊNIO TOTAL E POTENCIALMENTE MINERALIZÁVEL COM O NITROGÊNIO ABSORVIDO PELO MILHETO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 97–105, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2359. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico