VALOR BIOLÓGICO DO GRÃO DE AMARANTO EXTRUSADO, CRU E TORRADO

Autores

  • Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira
  • José Alfredo Gomes Arêas

Palavras-chave:

Extrusão, tostagem, valor biológico

Resumo

O amaranto é um falso cereal da classe das dicotiledôneas, pertencente à família Amaranthacea. Apresenta grande potencial de aumento de produção e consumo no mundo, em especial nas regiões tropicais, onde pode ser cultivado em rotação com a cultura da soja. Esse potencial é devido à sua excelente qualidade nutricional quando processado. O objetivo deste estudo foi avaliar biologicamente a qualidade da proteína do amaranto cru, torrado e extrusado. A extrusão foi realizada em máquina extrusora de laboratório, de parafuso único, com velocidade de rotação do parafuso fixada em 200 rpm, razão de compressão 3,55:1 e L/D de 20:1. A operação foi conduzida a 150°C, nos seguintes teores de umidade da farinha desengordurada de amaranto: 11%, 13%, 15% e 24%. Um ensaio biológico foi conduzido com oitenta ratos Wistar recém-esmamados, em conformidade com a metodologia da AOAC (1995). O grupo que ingeriu amaranto extrusado a 24% de umidade obteve o melhor resultado de qualidade protéica, em termos de razão de eficácia protéica (REP), razão de eficácia protéica corrigida e ganho de peso. Os grupos que ingeriram dietas a base de amaranto extrusado obtiveram maiores índices de REP em relação ao grupo controle de caseína e ao grupo experimental que ingeriu amaranto torrado e cru. Isso pode ser explicado pela destruição de fatores antinutricionais, pelo aumento da palatabilidade e da disponibilidade de carboidratos durante o processo de extrusão; também pela alta qualidade protéica do amaranto submetido a alguns tipos de processamento térmico e não pelo aumento da digestibilidade da proteína. Os resultados mostram que o amaranto extrusado pode ser considerado um produto de alto valor biológico.

PALAVRAS-CHAVE: Extrusão; tostagem; valor biológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira

Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131, CEP 74605-080. Goiânia-GO. E-mail: tania@fanut.ufg.br

Downloads

Publicado

11-11-2007

Como Citar

FERREIRA, T. A. P. de C.; ARÊAS, J. A. G. VALOR BIOLÓGICO DO GRÃO DE AMARANTO EXTRUSADO, CRU E TORRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 53–59, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2342. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico