AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA O PROCESSAMENTO DE PAMONHA

Autores

  • Sueli Martins de Freitas Alves
  • Álvaro Eleutério da Silva
  • José Carlos Seraphin
  • Rosângela Vera
  • Eli Regina Barbosa de Souza
  • Henriqueta Merçon Vieira Rolim
  • Paulo Alcanfor Ximenes

Palavras-chave:

Milho verde, armazenamento, genótipos

Resumo

Com o objetivo de avaliar o potencial de vinte genótipos de milho, quanto ao processamento de pamonha, procedeu-se à análise das características: peso de espigas com palha, peso de espigas sem palha, peso de massa, peso de quirela, peso de palha e profundidade de grão sob três condições (processado no dia da colheita ou após sete dias de armazenamento, com e sem refrigeração). Os resultados possibilitaram recomendar o híbrido AG 1051, como capaz de atender às exigências do agricultor e do mercado consumidor (pamonharias). Esse híbrido apresentou características desejáveis como produtividade (maior peso de espigas com palha e sem palha), alta capacidade de produção de massa e baixa produção de quirela.

PALAVRAS-CHAVE: Milho verde; armazenamento; genótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Martins de Freitas Alves

Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Goiás, Caixa Postal 459, CEP 75110-390. Anápolis-GO.E-mail: suelifreitas@ueg.br

Downloads

Publicado

11-11-2007

Como Citar

ALVES, S. M. de F.; SILVA, Álvaro E. da; SERAPHIN, J. C.; VERA, R.; SOUZA, E. R. B. de; ROLIM, H. M. V.; XIMENES, P. A. AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO PARA O PROCESSAMENTO DE PAMONHA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 39–43, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2340. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico