DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE BATATA BAROA (Arracacia xanthorrhiza)

Autores

  • Márcio Caliari
  • Tatiana Nunes Fernandes
  • Santor Gonçalves Júnior
  • Manoel Soares Soares Junior

Palavras-chave:

Desidratação osmótica, batata baroa, congelamento, análise sensorial

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar as condições ótimas para desidratação osmótica de batata baroa (Arracacia xanthorrhiza), submetida, em seqüência, ao congelamento e fritura, e à avaliação sensorial. Os resultados mostraram uma desidratação máxima em torno de 18% da massa inicial, sob as seguintes condições: concentração de 4 g de cloreto de sódio e 45 g de sacarose por 100 mL de solução, trinta minutos de tempo de contato e temperatura de 50°C. A avaliação sensorial mostrou que a desidratação osmótica, seguida de congelamento e fritura, pode ser uma nova alternativa viável para o mercado consumidor de batata baroa.

PALAVRAS-CHAVE: Desidratação osmótica; batata baroa; congelamento; análise sensorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Caliari

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás, Caixa Postal 131. CEP 74001-970, Goiânia - GO. E-mail: macaliari@ig.com.br

Downloads

Publicado

11-11-2007

Como Citar

CALIARI, M.; FERNANDES, T. N.; GONÇALVES JÚNIOR, S.; SOARES JUNIOR, M. S. DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA DE BATATA BAROA (Arracacia xanthorrhiza). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 15–20, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2337. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico