PERDAS DE PRODUÇÃO PELA BROCA-DO-COLMO (Diatraea saccharalis Fabr. 1794) (LEPIDOPTERA: PYRALIDAE) EM GENÓTIPOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS

Autores

  • Evane Ferreira
  • José Alexandre Freitas Barrigossi
  • Alberto Baêta dos Santos

Palavras-chave:

Arroz de terras altas, broca do colmo, amostragem, avaliação de genótipos

Resumo

Estudou-se o efeito da infestação natural de Diatraea saccharalis na produção de espiguetas de 24 genótipos de arroz de terras altas, em um experimento de campo. O efeito de colmos infestados pelas lagartas D. saccharalis na massa de espiguetas de amostras e da área útil das parcelas foi estimado por um índice de perda e por análise de regressão. O índice utilizado quantifica a perda de massa de espiguetas por colmo brocado em relação à massa de espiguetas de colmo não brocado. As estimativas obtidas pelos dois métodos foram discrepantes. Menos de 10% dos genótipos manifestaram relação linear ou quadrática entre a infestação e o dano da broca-do-colmo. Perdas calculadas por esse índice mostraram-se mais adequadas às condições do experimento. A infestação de D. saccharalis aparentemente não afetou a massa de espiguetas em cinco dos genótipos, causou pequenas reduções em dois genótipos e, na maioria deles (17 genótipos), causou reduções de importância econômica. O genótipo CNAs9023 teve a menor infestação e a maior massa de espiguetas, demonstrando maior resistência em comparação à linhagem CNAs9028, que foi o genótipo mais infestado e com menor produção.

PALAVRAS-CHAVE: Arroz de terras altas; broca do colmo; amostragem; avaliação de genótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evane Ferreira

Embrapa Arroz e Feijão, Caixa Postal 179, 75375-000 Santo Antônio de Goiás, GO.

Downloads

Publicado

10-11-2007

Como Citar

FERREIRA, E.; BARRIGOSSI, J. A. F.; SANTOS, A. B. dos. PERDAS DE PRODUÇÃO PELA BROCA-DO-COLMO (Diatraea saccharalis Fabr. 1794) (LEPIDOPTERA: PYRALIDAE) EM GENÓTIPOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 99–103, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2332. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico