PERDAS DE PRODUÇÃO PELA BROCA-DO-COLMO (Diatraea saccharalis Fabr. 1794) (LEPIDOPTERA: PYRALIDAE) EM GENÓTIPOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS
Palavras-chave:
Arroz de terras altas, broca do colmo, amostragem, avaliação de genótiposResumo
Estudou-se o efeito da infestação natural de Diatraea saccharalis na produção de espiguetas de 24 genótipos de arroz de terras altas, em um experimento de campo. O efeito de colmos infestados pelas lagartas D. saccharalis na massa de espiguetas de amostras e da área útil das parcelas foi estimado por um índice de perda e por análise de regressão. O índice utilizado quantifica a perda de massa de espiguetas por colmo brocado em relação à massa de espiguetas de colmo não brocado. As estimativas obtidas pelos dois métodos foram discrepantes. Menos de 10% dos genótipos manifestaram relação linear ou quadrática entre a infestação e o dano da broca-do-colmo. Perdas calculadas por esse índice mostraram-se mais adequadas às condições do experimento. A infestação de D. saccharalis aparentemente não afetou a massa de espiguetas em cinco dos genótipos, causou pequenas reduções em dois genótipos e, na maioria deles (17 genótipos), causou reduções de importância econômica. O genótipo CNAs9023 teve a menor infestação e a maior massa de espiguetas, demonstrando maior resistência em comparação à linhagem CNAs9028, que foi o genótipo mais infestado e com menor produção.
PALAVRAS-CHAVE: Arroz de terras altas; broca do colmo; amostragem; avaliação de genótipos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.