Abordagem multivariada para endogamia e valor fenotípico utilizando diferentes estratégias de cruzamento

Autores

  • Marcelo Jangarelli Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Seropédica, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Acasalamento seletivo, análise de agrupamento, seleção assistida por marcadores.

Resumo

A simulação tem contribuído para o avanço do melhoramento genético. Este estudo objetivou avaliar o acasalamento seletivo, utilizando a distribuição dos extremos para maximizar o incremento fenotípico e retardar o acréscimo da endogamia, por meio de abordagem multivariada. Dados simulados foram utilizados para avaliar estratégias de acasalamento, em diferentes tamanhos de família, no decorrer de 20 gerações. A análise de agrupamento possibilitou diferenciar o acasalamento seletivo das demais estratégias, em cada tamanho de família. Combinando-se estratégia de acasalamento e tamanho de família, a análise de agrupamento assinalou superioridade do acasalamento seletivo, na capacidade de otimizar o valor fenotípico e retardar o incremento da endogamia. Os métodos de agrupamento apresentaram equivalência na formação de grupos com estratégias homogêneas, para as estimativas dos valores fenotípicos médios e endogamia média. A análise multivariada corroborou incrementos fenotípicos superiores, para o acasalamento seletivo, bem como menores níveis endogâmicos, ao longo das gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Jangarelli, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Seropédica, RJ, Brasil.

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado (2007) e Doutorado (2009) em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na Área de Estatística. Professor Orientador do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFRRJ. Professor Efetivo do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) da UFRRJ. Professor Orientador Efetivo do Programa de Pós Graduação - Especialização em Estatística Aplicada (Lato-Sensu) da UFRRJ. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Biometria e Estatística Aplicada a Produção Animal. Atua principalmente nos seguintes temas: Experimentação Animal e Vegetal, Estatística Multivariada e Estatística Aplicada ao Melhoramento Genético.

Downloads

Publicado

04-04-2014

Como Citar

JANGARELLI, M. Abordagem multivariada para endogamia e valor fenotípico utilizando diferentes estratégias de cruzamento. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 79–87, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/23247. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Zootecnia