ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA RAMULOSE (Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporioides Costa) DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.)
Resumo
Estudaram-se os efeitos da incidência precoce, mediana e tardia de ramulose sobre o peso e altura das plantas, número de capulhos, peso das sementes e da pluma de algodoeiro do cultivar IAC-l3.l em três épocas de semeadura (21/10/75, 21/11/75 e 23/12/75) no município de Itauçu (GO). O experimento foi instalado em região plana com latossolo vermelho. Foram utilizados blocos casualizados com seis repetições e plantas no final do ciclo vegetativo foram classificadas em quatro tipos: sadias, com ramulose precoce, com ramulose mediana ou com ramulose tardia. Concluiu-se que a forma precoce e também a mediana foram as que afetaram mais significativamente os parâmetros aferidos, e que cultivares tidos como de razoável comportamento em relação à ramulose, podem ser severamente afetados em anos agrícolas muito chuvosos como foi o de 1975/76.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.