Interferência de plantas daninhas na cultura do sorgo cultivado em safrinha

Autores

  • Paulo Henrique Ramos Cabral Instituto Federal Goiano (IFG)
  • Adriano Jakelaitis Instituto Federal Goiano (IFG)
  • Isabella Sichierski Cardoso Instituto Federal Goiano (IFG)
  • Vinícius Tavares de Araújo Instituto Federal Goiano (IFG)
  • Evandro César Fernandes Pedrini Instituto Federal Goiano (IFG)

Palavras-chave:

Sorghum bicolor L., Poaceae, comunidade infestante.

Resumo

O sorgo apresenta grande importância na economia mundial, como fonte de energia para a alimentação humana e animal. No sudoeste Goiano, apesar de esta cultura apresentar alto potencial produtivo, a produtividade é baixa, fato atribuído, em grande parte, à interferência do manejo inadequado de plantas daninhas. Objetivou-se, nesta pesquisa, determinar os períodos de interferência de plantas daninhas sobre a cultura do sorgo cultivado em safrinha, no município de Rio Verde (GO). Os tratamentos foram constituídos por dez períodos de controle inicial, nos quais a cultura foi mantida livre da comunidade infestante, e dez períodos de convivência inicial da cultura com as plantas daninhas. Os períodos iniciais de controle ou de convivência, após a emergência da cultura, foram: 0-0, 0-7, 0-14, 0-21, 0-28, 0-35, 0-42, 0-49, 0-56 e 0-colheita (112 dias após a emergência - DAE). As espécies de plantas daninhas mais importantes presentes na área experimental foram Amaranthus lividus, Commelina benghalensis, Bidens pilosa, Sida rhombifolia, Urochloa decumbens, Digitaria horizontalis e Portulaca oleracea. A presença de plantas daninhas reduziu a altura de plantas, diâmetro de colmo, rendimento de grãos e a massa de mil grãos de sorgo, sendo maior o grau de interferência com o aumento dos períodos de convivência mútua entre a comunidade infestante e o sorgo. Considerando-se 5% de tolerância na redução da produtividade do sorgo, concluiu-se que o período anterior à interferência foi até os 23 DAE, o período total de prevenção da interferência até os 42 DAE e o período crítico de prevenção da interferência dos 23 aos 42 DAE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Jakelaitis, Instituto Federal Goiano (IFG)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e mestrado (2001), doutorado (2004) e pós-doutorado (2005) em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí. Tem experiência na área de Ciência de Plantas Daninhas, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: interação herbicida-ambiente, interferência entre plantas daninhas e cultivadas, manejo integrado de plantas daninhas, grandes culturas, plantio direto e integração agricultura pecuária.

Downloads

Publicado

07-10-2013

Como Citar

CABRAL, P. H. R.; JAKELAITIS, A.; CARDOSO, I. S.; ARAÚJO, V. T. de; PEDRINI, E. C. F. Interferência de plantas daninhas na cultura do sorgo cultivado em safrinha. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 308–314, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/22966. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal