ESTUDO COMPARATIVO DE INSETICIDAS CLORADOS E FOSFORADOS NA ATRATIVIDADE DE ISCAS PELO “MOLEQUE DA BANANEIRA” (Cosmopolites sordidus Germar, 1824)
Resumo
A broca-da-bananeira ou “moleque” (Cosmopolites sordidus Germar) é urna das pragas mais importantes da bananeira. A revisão de literatura mostra que os produtos clorados são os mais utilizados e recomendados no combate a essa praga, principalmente, Aldrin. O presente trabalho visou a testar inseticidas fosforados e também verificar o tipo de isca mais atrativa. A análise estatística dos dados obtidos demonstrou haver diferença significativa entre os tratamentos, entre os dois tipos de iscas, e na interação iscas x tratamento. Com base nos resultados e observações feitas durante a fase experimental, podemos tirar as seguintes conclusões: a) As iscas do tipo sanduíche, feitas com pedaços de rizoma são mais atrativas do que as do tipo telha, feita de pedaços de pseudo-caule, cortados longitudinalmente; b) O inseticida que apresentou melhores resultados foi o RHODIATOX (Parathion).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.