DANOS DE Telemus chapadanus (Casey 1922) SOBRE O FLORESCIMENTO DO ARATICUM (Annona crassiflora Mart.) NO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Insecta, Annonaceae, frutífera nativaResumo
O araticum (Annona crassiflora) é uma espécie frutífera da família Annonaceae, nativa da região dos cerrados, com ocorrência em todo o Estado de Goiás. O objetivo deste estudo foi avaliar e descrever os danos provocados por Telemus chapadanus (furão-da-flor) nas flores do araticum, e verificar a influência desses danos sobre o número de frutos produzidos. O estudo foi desenvolvido entre os meses de agosto a dezembro de 2001, em 23 plantas com oito anos de idade, pertencentes à coleção "ex situ" de frutíferas nativas do cerrado da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO. As plantas foram monitoradas semanalmente durante o período de floração, para contar e avaliar as brotações florais, os botões florais, as flores e o número de frutos produzidos. Os danos foram avaliados em três etapas. Na primeira, os insetos foram quantificados semanalmente nos botões florais e nas flores. Na segunda etapa, os danos foram avaliados em oitenta botões florais atacados, retirados ao acaso de oito plantas, que foram transportados ao laboratório para caracterização e descrição dos danos. Na terceira etapa, avaliou-se os danos sobre o número de frutos produzidos até a décima sexta semana. Para tanto, foram marcados 180 botões florais atacados em quartorze plantas e 87 botões florais não atacados em dezesseis plantas. Os resultados permitiram concluir que T. chapadanus é um inseto que provoca danos à planta do araticum, cujo ataque mais intenso ocorre sobretudo no período do florescimento, com perfurações nas pétalas e no aparelho reprodutor. Cerca de 50% dos botões florais da planta, entretanto, têm sido abortados independentemente do ataque de T. Chapadanus.
PALAVRAS-CHAVE: Insecta; Annonaceae; frutífera nativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.