EFEITO DO EXTRATO DE SUCUPIRA (Pterodon emarginatus Vog.) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS E BACTÉRIAS FITOPATOGÊNICOS

Autores

  • Iron Daniel da Silva
  • Fabio Shigeo Takatsuka
  • Mara Rúbia da Rocha
  • Marcos Gomes da Cunha

Palavras-chave:

Sucupira, crescimento micelial, fungicida

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do extrato de favas de sucupira (Pterodon emarginatus) sobre o desenvolvimento de fungos e bactérias fitopatogênicos. Na avaliação sobre o desenvolvimento micelial de fungos, o extrato de sucupira e o fungicida tebuconazole reduziram significativamente o crescimento micelial de Alternaria brassicae, Fusarium oxysporum, Rhizoctonia solani e Ceratocystis fimbriata. Entretanto, tebuconazole foi significativamente superior ao extrato de sucupira, exceto para o fungo A. brassicae. O índice de eficácia do extrato de sucupira foi de 70%, 74%, 62% e 82% para os fungos A. brassicae, F. oxysporum, R. solani, C. fimbriata, respectivamente. A eficácia do tebuconazole foi de 93,6% para A. brassicae e 100% para os outros fungos. Na avaliação sobre o crescimento de colônias bacterianas, à medida que se aumentou à concentração do extrato de sucupira, a eficiência foi gradativamente aumentada. Contudo, houve inversão do efeito sobre o halo de inibição das colônias no tratamento com 100% do extrato. A alta viscosidade do extrato pode ter afetado negativamente a sua dispersão no meio de cultura (BDA) e, conseqüentemente, produzido menor halo de inibição. O extrato de sucupira a 10% foi significativamente o melhor tratamento; entretanto, o mesmo extrato, nas concentrações de 1% e 100%, apresentou redução significativa do desenvolvimento das colônias de Clavibacter michiganensis subsp. michiganensis, Xhantomonas campestris pv. campestris e Pseudomonas syringae, em relação à testemunha.

PALAVRAS-CHAVE: Sucupira; crescimento micelial; fungicida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iron Daniel da Silva

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Caixa Postal 131, CEP 74001-970, Goiânia, GO. E-mail: E-mail: iron-silva@ig.com.br;

Downloads

Publicado

02-11-2007

Como Citar

SILVA, I. D. da; TAKATSUKA, F. S.; ROCHA, M. R. da; CUNHA, M. G. da. EFEITO DO EXTRATO DE SUCUPIRA (Pterodon emarginatus Vog.) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE FUNGOS E BACTÉRIAS FITOPATOGÊNICOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 109–115, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2258. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico