ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA QUEIMA DAS FOLHAS DA CENOURA (Daucus carota L) CAUSADA POR Alternaria dauci (Kühn) Groves & Skolko: Efeito da Concentração de Inóculo e Determinação do Período de Geração de Alternaria dauci (Kühn) Groves & Skolko.
Resumo
O efeito da concentração do inóculo de Alternaria dauci sobre a severidade de ocorrência da queima das folhas e produção de cenoura foi estudado em ensaio conduzido em casa-de-vegetação. O cultivar usado foi Nantes Meio Comprida e as concentrações de inóculo testadas foram 2x10^4, 5x10³, 10³ e 10² esporos/ml, comparadas com uma testemunha não inoculada. O grau de severidade da queima foi avaliado 10 dias após a inoculação e os resultados de produção foram tomados 150 dias após a semeadura. Diferenças estatisticamente significantes entre os tratamentos foram observadas em relação à severidade de ocorrência da queima das folhas, peso total e peso das raízes, mas não em peso das raízes comercializáveis, número total de plantas e número das raízes comercializáveis. O ciclo das infecções secundárias foi bastante reduzido, denotando baixa esporulação do fungo sob as condições reinantes na casa-de-vegetação durante o ensaio. Determinou-se o período de geração de Alternaria dauci em folíolos destacados de cenoura do cultivar Nantes Meio Comprida, sob temperatura ambiente, 16, 20 e 24 °C. Placas de Petri (150 x 20 mm), forradas com papel de filtro embebido em água, funcionaram como câmaras úmidas. Dentro dos limites estudados, a temperatura parece não exercer efeitos consideráveis sobre o ciclo biótico do fungo. Usando-se esporos produzidos em agar-V8, observou-se que a duração média do período de geração foi de 6 a 7, 5, 6 e 6 dias, respectivamente, para 16, 20, 24°C e temperatura ambiente. Notou-se que a procedência de inóculo, ou mais propriamente sua vitalidade, afetou substancialmente a amplitude do período de geração do fungo. Esporos mantidos em tubos de vidro abertos, sob condições ambientes, durante 180 dias, tiveram período de geração aproximadamente duas vezes mais longo do que esporos jovens e vigorosos produzidos em agar-V8. Em síntese pode-se concluir que: 1. A concentração de inóculo afeta o grau de severidade da queima das folhas e, conseqüentemente, a produção; mas a freqüência do ciclo das infecções secundárias, é que parece determinar o caráter da epifitia. 2. A amplitude do período de geração de Alternaria dauci depende principalmente da vitalidade do inóculo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.