Ação nematicida do eugenol em tomateiro
Palavras-chave:
Solanum lycopersicum L., Meloidogyne incognita Chitwood e M. javanica Treub, Syzygium aromaticum (L.) Merr. e Perry, fitonematoides.Resumo
Óleos essenciais de várias espécies de plantas possuem propriedades nematicidas e poderiam ser utilizados no controle do nematoide das galhas. Desta forma, esta pesquisa objetivou avaliar o efeito da aplicação de concentrações de eugenol no controle de Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica, em casa-de-vegetação. O eugenol foi aplicado nas concentrações de 0,25 mL L-1, 0,50 mL L-1, 0,75 mL L-1 e 1,00 mL L-1, na forma de pulverização foliar ou adição ao solo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4 x 2 + 1 (concentrações de eugenol x formas de aplicação + testemunha – tratamento adicional), com cinco repetições. Os números de galhas e de ovos de M. incognita e de ovos de M. javanica foram reduzidos em plantas tratadas com eugenol, em comparação com a testemunha. A adição ao solo foi o método mais eficiente de aplicação do eugenol, considerando-se a redução no número de galhas. Houve efeito significativo do aumento de concentrações de eugenol na redução do número de ovos de M. incognita. O eugenol apresenta potencial para ser utilizado no manejo do nematoide das galhas, embora novos estudos ainda sejam necessários para suportar tal expectativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.