EFICIÊNCIA DE INSETICIDAS NO CONTROLE DE Spodoptera frugiperda (J. E. Smith 1797) (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) NA CULTURA DO ALGODOEIRO
Palavras-chave:
Gossypium sp., spinosad, clorpirifós, methoxifenozideResumo
O trabalho foi conduzido em Acreúna, Goiás, Brasil, entre março e abril de 2002, com o objetivo de avaliar a eficiência de inseticidas no controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith 1797), na cultura do algodoeiro – cv. Delta Opal. Os tratamentos inseticidas utilizados e as suas respectivas dosagens de produto comercial foram: spinosad (75 mL.ha-1, 100 mL.ha-1, 125 mL.ha-1 and 150 mL.ha-1), methoxifenozide (500 mL.ha-1), clorpirifós (800 mL.ha-1) e testemunha. Em todos os tratamentos, com exceção da testemunha, foi adicionado 2,0 L.ha-1 de óleo vegetal. Foram marcados seis pontos (repetições) na linha central de cada faixa de tratamento, distanciados cerca de 100 m, ao redor dos quais foram feitas as avaliações, contando-se o número de lagartas vivas em quinze plantas. Foram feitas duas aplicações para cada tratamento, com intervalo de dez dias. Foram realizadas contagens aos três, cinco, sete e dez dias após a primeira aplicação, e aos três, cinco, sete, dez e quatorze dias após a segunda aplicação. Os tratamentos com spinosad, nas dosagens de 100 mL.ha-1, 125 mL.ha-1 e 150 mL.ha-1 foram eficientes para o controle de S. frugiperda, na cultura do algodoeiro, até sete dias após a aplicação.
PALAVRAS-CHAVE: Gossypium sp.; spinosad; clorpirifós; methoxifenozide.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.