EFEITO DE PRODUTOS QUÍMICOS E NATURAIS SOBRE A POPULAÇÃO DE NEMATÓIDE Pratylenchus brachyurus NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR
Palavras-chave:
Fitonematóides, Azadirachta indica, controle, torta de filtroResumo
Com o objetivo de avaliar o efeito de produtos químicos e naturais sobre a população do nematóide Pratylenchus brachyurus, na cultura da cana-de-açúcar (Saccharum sp.), cv. RB 835486, esta pesquisa foi conduzida na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, GO, e nos campos experimentais da Usina Jalles Machado S/A, em Goianésia, GO. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados, em esquema fatorial 5 x 2, com cinco repetições. Os dez tratamentos avaliados foram testemunha, abamectina 0,5 L.ha-1, abamectina 1,0 L.ha-1, óleo de nim 2,0 L.ha-1, aldicarb 150G 12 kg.ha-1, todos com e sem aplicação de torta de filtro (30 t.ha-1). Avaliações da população de P. brachyurus foram feitas aos dois, quatro, seis e oito meses após o plantio, além da avaliação de produtividade ao final do primeiro corte. Os tratamentos tiveram efeito significativo aos dois, quatro e seis meses após o plantio, sendo que, somente o produto aldicarb apresentou eficiência, reduzindo a população do nematóide. Abamectina e oléo de nim não apresentaram efeito nematicida consistente, mostrando, algumas vezes populações do nematóide maiores do que a testemunha. Efeito significativo da torta de filtro sobre a redução da população de P. brachyurus apenas foi observado aos seis meses após o plantio, embora em termos de produtividade as parcelas que receberam torta de filtro apresentaram incremento médio de 10 t.ha-1.
PALAVRAS-CHAVE: Fitonematóides; Azadirachta indica; controle; torta de filtro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.