DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO DE FOSFATOS NATURAIS EM SOLOS DE CERRADO E SUA AVALIAÇÃO POR EXTRATORES QUÍMICOS

Autores

  • Elihu de Almeida Santos
  • Huberto José Kliemann

Palavras-chave:

Cerrado, fontes de fósforo, extratores químicos

Resumo

Conduziu-se um experimento em casa de vegetação com solos de cinco locais da região dos cerrados: Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico (LVAd), Argissolo Vermelho Amarelo Eutrófico (PVAe), Latossolo Vermelho Distrófico (LVd), Latossolo Vermelho Distroférrico (LVdf) e Neossolo Quartzarênico Distrófico (RQo). Usaram-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com onze tratamentos e três repetições, e curvas de resposta com o superfosfato triplo (SFT) como padrão, com a inclusão das fontes fosforita de Arad (Israel); bauxita fosfórica Phospal (Senegal); e apatita de Araxá (Brasil). A disponibilidade de fósforo foi avaliada pelos extratores Mehlich-1, Mehlich-3 e resina, empregando-se o milheto (Pennisetum thyphoides) como planta-teste. Os resultados mostraram que (i) a eficiência dos fosfatos estudados foi maior nos Latosslos Distróficos do que no Neossolo Quartzarênico Distrófico; (ii) os fosfatos de Arad e Phospal são fontes fontes alternativas de fósforo para solos e culturas dos cerrados; (iii) os extratores Mehlich-1, Mehlich-3 e resina extraem quantidades equivalentes de fósforo disponível dos solos, aplicado na forma de superfosfato triplo.

PALAVRAS-CHAVE: Cerrado; fontes de fósforo; extratores químicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elihu de Almeida Santos

Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv), Caixa Postal 104, CEP 75900-000 Rio Verde, GO. E-mail: elihu@fesurv.br

Downloads

Publicado

30-10-2007

Como Citar

SANTOS, E. de A.; KLIEMANN, H. J. DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO DE FOSFATOS NATURAIS EM SOLOS DE CERRADO E SUA AVALIAÇÃO POR EXTRATORES QUÍMICOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 35, n. 3, p. 139–146, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2214. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico