EFEITOS DE HERBICIDAS NO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS, CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MILHO E Brachiaria brizantha EM CONSÓRCIO

Autores

  • Adriano Jakelaitis
  • Antonio Alberto da Silva
  • Alexandre Ferreira da Silva
  • Luciano Lopes da Silva
  • Lino Roberto Ferreira
  • Rafael Vivian

Palavras-chave:

Integração agricultura-pecuária, plantio direto, atrazine, nicosulfuron

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa avaliar o controle de plantas daninhas, o crescimento e a produção de milho e de Brachiaria brizantha consorciados, em função de doses do herbicida nicosulfuron. Foram avaliadas seis doses de nicosulfuron (0 g ha-1, 2 g ha-1, 4 g ha-1, 8 g ha-1, 16 g ha-1 e 32 g ha-1) em mistura de tanque com atrazine (1.500 g ha-1). Adicionalmente foram comparadas duas testemunhas capinadas, com ambas as espécies em monocultivo. As espécies daninhas Brachiaria plantaginea, Sorghum arundinaceum e Brachiaria decumbens foram controladas com eficiência pelo nicosulfuron nas maiores doses utilizadas. As espécies perenes Cyperus rotundus e Artemisia verlotorum não foram controladas pelos herbicidas. O milho apresentou crescimento inicial superior à braquiária, ocasionando redução na taxa de produção de biomassa e de índice de área foliar (IAF) da forrageira consorciada, sendo este efeito potencializado à medida que se elevou a dose do nicosulfuron. A produção de biomassa do milho foi inferior no tratamento com atrazine, em relação aos tratados com a mistura de nicosulfuron + atrazine e à testemunha capinada. Durante o período crítico de competição, a produção de biomassa da parte aérea e o IAF do milho foram superiores ao da braquiária consorciada. Estas características permitiram bom rendimento de grãos de milho independente do manejo adotado.

PALAVRAS-CHAVE: Integração agricultura-pecuária; plantio direto; atrazine; nicosulfuron.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Jakelaitis

Universidade Federal de Rondônia (Unir). Av Norte Sul, 7300, Bairro Nova Morada.
CEP 78987-000, Rolim de Moura, RO. E-mail: ajakelaitis@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27-10-2007

Como Citar

JAKELAITIS, A.; SILVA, A. A. da; SILVA, A. F. da; SILVA, L. L. da; FERREIRA, L. R.; VIVIAN, R. EFEITOS DE HERBICIDAS NO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS, CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MILHO E Brachiaria brizantha EM CONSÓRCIO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 53–60, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2172. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico