CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E MINERALÓGICA DE ESTÉREIS E REJEITO DA MINERAÇÃO DE FERRO DA MINA DE ALEGRIA, MARIANA-MG

Autores

  • Gilson Pereira Silva
  • Maurício Paulo Ferreira Fontes
  • Liovando Marciano da Costa
  • Nairam Félix de Barros

Palavras-chave:

Mineração de ferro, caracterização de estéreis e rejeito

Resumo

Em área sob influência da mineração de ferro, na Mina de Alegria, em Mariana-MG, coletaram-se amostras de quatro materiais, constituídos de três diferentes estéreis, que, para identificação, foram denominados filito, solo e saprolito e um rejeito da mineração, com o objetivo de caracterizá-los química, física e mineralogicamente. Os materiais (rejeito, solo, rocha e filito) são pobres em macro e micronutrientes, apresentam baixo teor de carbono orgânico e características físicas que dificultam o desenvolvimento do sistema radicular de plantas. Apresentaram altos valores de densidade do solo e de partículas, que estão relacionados à presença de minerais pesados em suas composições mineralógicas, principalmente os minerais de ferro. Os materiais estudados, à exceção do filito, apresentaram alta quantidade de areia: mais de 50% do total. O filito apresenta maior capacidade de retenção de água, mas, para revegetação pode proporcionar excesso de água, além de propiciar a formação de uma crosta na superfície devido ao alto teor de silte. A mineralogia das frações argila, silte e areia do saprolito, do solo e do rejeito é basicamente formada por goethita, hematita e quartzo. O filito apresenta, além destes minerais, caulinita, microclínio, gibbsita e mica.

PALAVRAS-CHAVE: Mineração de ferro; caracterização de estéreis e rejeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Pereira Silva

Fesurv – Universidade de Rio Verde, Caixa Postal 104, CEP 75901-970, Rio Verde, GO. E-mail: gilson@fesurv.br

Downloads

Publicado

27-10-2007

Como Citar

SILVA, G. P.; FONTES, M. P. F.; COSTA, L. M. da; BARROS, N. F. de. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA, FÍSICA E MINERALÓGICA DE ESTÉREIS E REJEITO DA MINERAÇÃO DE FERRO DA MINA DE ALEGRIA, MARIANA-MG. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 45–52, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2171. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico