VIABILIDADE DE SEMENTES DE ACEROLA (Malpighia punicifolia DC) INFLUENCIADA PELO SUBSTRATO, TEMPERATURA E COLORAÇÃO DE FRUTOS

Autores

  • Gilvaneide Alves de Azerêdo
  • Valderez Pontes Matos
  • Antônio Alves de Lima
  • Acilon da Silva
  • Antonio de Medeiros Guedes

Palavras-chave:

Fruto, germinação, vigor

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da temperatura e substrato na viabilidade de sementes de acerola em condições de laboratório (primeiro experimento), e testar diferentes substratos e colorações de frutos sobre a emergência de plântulas de acerola em sementeira (segundo experimento). Os experimentos foram conduzidos no laboratório de análise de sementes da Univesidade Federal da Paraíba / Centro de Ciências Agrárias (UFPB/CCA), em Areia/PB, no ano de 1994. No primeiro experimento, foram utilizados frutos de coloração avermelhada, cujos endocarpos foram colocados sob embebição em água à temperatura ambiente por 48 horas e, após esse período, foram postos para germinar em gerbox, em germinador, entre os substratos: papel germitest, areia e vermiculita nas temperaturas de 25ºC e 30ºC. As características avaliadas foram porcentagem e índice de velocidade de germinação. Os delineamentos experimentais foram um fatorial 3 x 2 (primeiro experimento) e um fatorial 4 x 2 (segundo experimento), ambos inteiramente casualizados. No segundo experimento, utilizaram-se frutos de coloração avermelhada e verde-amarelada adotando-se o mesmo procedimento anterior. Utilizaram-se os seguintes substratos: vermiculita, areia, areia + esterco bovino (3:1) e terriço + esterco bovino (3:1). As características avaliadas foram porcentagem e índice de velocidade de emergência. O papel germitest à temperatura de 25°C e 30ºC, sob condições de laboratório e a areia com ou sem esterco, sob condições de sementeira, ambos utilizando-se sementes oriundas de frutos de coloração avermelhada, originaram plântulas de acerola mais vigorosas.

PALAVRAS-CHAVE: Fruto; germinação; vigor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvaneide Alves de Azerêdo

Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína -TO. E-mail: azeredogil@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27-10-2007

Como Citar

AZERÊDO, G. A. de; MATOS, V. P.; LIMA, A. A. de; SILVA, A. da; GUEDES, A. de M. VIABILIDADE DE SEMENTES DE ACEROLA (Malpighia punicifolia DC) INFLUENCIADA PELO SUBSTRATO, TEMPERATURA E COLORAÇÃO DE FRUTOS. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 7–11, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2163. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigo Científico