VIABILIDADE DE SEMENTES DE ACEROLA (Malpighia punicifolia DC) INFLUENCIADA PELO SUBSTRATO, TEMPERATURA E COLORAÇÃO DE FRUTOS
Palavras-chave:
Fruto, germinação, vigorResumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da temperatura e substrato na viabilidade de sementes de acerola em condições de laboratório (primeiro experimento), e testar diferentes substratos e colorações de frutos sobre a emergência de plântulas de acerola em sementeira (segundo experimento). Os experimentos foram conduzidos no laboratório de análise de sementes da Univesidade Federal da Paraíba / Centro de Ciências Agrárias (UFPB/CCA), em Areia/PB, no ano de 1994. No primeiro experimento, foram utilizados frutos de coloração avermelhada, cujos endocarpos foram colocados sob embebição em água à temperatura ambiente por 48 horas e, após esse período, foram postos para germinar em gerbox, em germinador, entre os substratos: papel germitest, areia e vermiculita nas temperaturas de 25ºC e 30ºC. As características avaliadas foram porcentagem e índice de velocidade de germinação. Os delineamentos experimentais foram um fatorial 3 x 2 (primeiro experimento) e um fatorial 4 x 2 (segundo experimento), ambos inteiramente casualizados. No segundo experimento, utilizaram-se frutos de coloração avermelhada e verde-amarelada adotando-se o mesmo procedimento anterior. Utilizaram-se os seguintes substratos: vermiculita, areia, areia + esterco bovino (3:1) e terriço + esterco bovino (3:1). As características avaliadas foram porcentagem e índice de velocidade de emergência. O papel germitest à temperatura de 25°C e 30ºC, sob condições de laboratório e a areia com ou sem esterco, sob condições de sementeira, ambos utilizando-se sementes oriundas de frutos de coloração avermelhada, originaram plântulas de acerola mais vigorosas.
PALAVRAS-CHAVE: Fruto; germinação; vigor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.