COMPORTAMENTO DO FUNGO Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa EM SUBSTRATO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO

Autores

  • Yvo de Carvalho UFG
  • Carluce Gomes de Sá e Carvalho UFG

Resumo

Nesse trabalho procurou-se observar o efeito de diversas substâncias nitrogenadas sobre o crescimento miceliano, esporulação e aspectos morfológicos das colônias do fungo Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa em substrato sólido. Usou-se um substrato sintético como meio-básico e a este se adicionou peptona, metionina, asparagina, nitrato de sódio ou salicilato de amônia, conforme o tratamento. A testemunha não recebeu qualquer fonte de nitrogênio. Concluiu-se que a peptona foi o melhor tratamento para esporulação e crescimento miceliano, seguindo-se a asparagina que foi eficiente na indução da esporulação. O salicilato de amônia exerceu efeito inibidor do crescimento vegetativo e da esporulação do fungo. Para produção de inóculo, a curto prazo, recomenda-se o uso da peptona como fonte de nitrogênio. Foram observadas diferenças na pigmentação, bordos e densidade das colônias. A esporulação, embora abundante em substratos contendo peptona e asparagina, ocorreu em forma de verdadeiras massas localizadas de conídios na primeira, e como conídios dispersos na segunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2007

Como Citar

CARVALHO, Yvo de; CARVALHO, Carluce Gomes de Sá e. COMPORTAMENTO DO FUNGO Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporoides Costa EM SUBSTRATO COM DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 1–12, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2150. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico