VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E RENDIMENTO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ADUBAÇÃO NITROGENADA

Autores

  • Antonio Clementino dos Santos
  • Albericio Pereira de Andrade
  • Ivandro de França da Silva
  • Gilvaneide Alves de Azeredo

Palavras-chave:

Gossypium hirsutum, adubação, estágios fenológicos, biomassa

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da variabilidade temporal da precipitação pluvial sobre o desenvolvimento do algodoeiro herbáceo, em função da adubação nitrogenada e de sistemas de manejo do solo. Realizaram-se experimentos no município de Alagoinhas-PB, nos anos de 1995, 1996, 1997 e 1999. Utilizou-se a cultivar CNPA 7H, plantada em cova, em camalhão desnudo e em camalhão com plástico, sob quatro doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1 e 90 kg ha-1). O delineamento experimental foi blocos casualizados com três repetições. Nos experimentos, avaliaram-se os estágios fenológicos da cultura, a acumulação e o rendimento de biomassa, bem como os seus componentes. Verificou-se uma precipitação pluvial média anual de 1.028 mm, com grande variação da quantidade total de precipitação entre os anos avaliados e de sua distribuição durante cada ano, sendo nítido o período chuvoso nos meses de março a agosto. Os estágios vegetativo e reprodutivo do algodoeiro variaram de acordo com a distribuição da precipitação pluvial durante as fases de desenvolvimento, tendo ocorrido grande variação em relação aos sistemas de manejo do solo e às doses de nitrogênio em função do tempo.

PALAVRAS-CHAVE: Gossypium hirsutum; adubação; estágios fenológicos; biomassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Clementino dos Santos

Universidade Federal do Tocantins, Araguaína -TO. E-mails: clementino@uft.edu.br, azeredogil@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; ANDRADE, A. P. de; SILVA, I. de F. da; AZEREDO, G. A. de. VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E RENDIMENTO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ADUBAÇÃO NITROGENADA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 123–129, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2148. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico