PRODUÇÃO E QUALIDADE DE SEMENTES DE Macroptilium lathyroides (L.). Urb. SOB DIFERENTES ESPAÇAMENTOS E ÉPOCAS DE COLHEITA
Palavras-chave:
Leguminosa, forrageira tropical, semeaduraResumo
Para avaliar o efeito de espaçamentos entre linhas e épocas de colheita sobre a produção e a qualidade das sementes de Macroptilium lathyroides (L.) Urb., foram comparados quatro espaçamentos entre linhas (15 cm; 30 cm; 45 cm; e 60 cm) e oito épocas de colheita de sementes, espaçadas de sete dias. A primeira colheita foi realizada quando surgiram as primeiras vagens maduras e a última, 49 dias após. Para uma mesma densidade de semeadura, o aumento no espaçamento entre linhas não influenciou o rendimento de sementes de M. lathyroides, mas resultou em melhoria na qualidade das sementes. A época de colheita que resultou em maior rendimento de sementes, concomitante à máxima qualidade, situou-se próximo ao décimo quinto dia após o aparecimento das primeiras vagens maduras.
PALAVRAS-CHAVE: Leguminosa; forrageira tropical; semeadura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.