CO-INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE CAUPI COM Bradyrhizobium E Paenibacillus E SUA EFICIÊNCIA NA ABSORÇÃO DE CÁLCIO, FERRO E FÓSFORO PELA PLANTA

Autores

  • Valéria Nogueira da Silva
  • Luiz Eduardo de Souza Fernandes da Silva
  • Márcia do Vale Barreto Figueiredo

Palavras-chave:

Co-infecção, cálcio, ferro, fósforo, Vigna unguiculata

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade da co-inoculação de sementes de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) com bactérias fixadoras de nitrogênio dos gêneros Bradyrhizobium sp. (BR-2001 e NFB-700) e Paenibacillus polymyxa [(Loutit (L.)]e sua eficiência na absorção de cálcio, ferro e fósforo pelas plantas de caupi, sob diferentes métodos de inoculação. Foi utilizado um Argissolo Amarelo coletado em fevereiro de 2002, localizado a BR 101 Norte, km 53, latitude 07º34'00'', longitude 35º00'00'' e altitude 14m, em Itapirema (Goiana, Estado de Pernambuco). As inoculações foram efetuadas na semente e no solo a uma profundidade de 3,5 cm, usando-se a cultivar IPA-205. Foram determinadas as concentrações de cálcio, ferro e fósforo na matéria seca da parte aérea das plantas de caupi. A co-inoculação do caupi com as estirpes de Bradyrhizobium sp. introduzidas no solo proporciona aumentos nas concentrações de cálcio, ferro e fósforo.

PALAVRAS-CHAVE: Co-infecção; cálcio; ferro; fósforo; Vigna unguiculata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Nogueira da Silva

Departamento de Agronomia / UFRPE. CEP 52171- 900 Recife, PE. E-mails: vnds1@hotmail.com; luizeduardo_404@hotmail.com

Downloads

Publicado

26-10-2007

Como Citar

SILVA, V. N. da; SILVA, L. E. de S. F. da; FIGUEIREDO, M. do V. B. CO-INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE CAUPI COM Bradyrhizobium E Paenibacillus E SUA EFICIÊNCIA NA ABSORÇÃO DE CÁLCIO, FERRO E FÓSFORO PELA PLANTA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 95–99, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/2144. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico