Irrigação e fertirrigação potássica na cultura da videira em condições semiáridas

Autores

  • André Henrique Pinheiro Albuquerque Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Thales Vinicius de Araújo Viana Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Albanise Barbosa Marinho Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab)
  • Geocleber Gomes de Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Benito Moreira de Azevedo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Vitis vinifera L., déficit hídrico, qualidade de frutos.

Resumo

O manejo da irrigação e o ajuste da fertirrigação potássica podem melhorar a produtividade e qualidade de frutos da cultura da uva. Com o objetivo de avaliar as características biométricas e produtivas da videira ‘Ribier’, sob cinco níveis de irrigação (50%, 75%, 100%, 125% e 150% de evaporação do tanque classe A - ECA) e cinco parcelamentos de adubação potássica (2, 4, 6, 8 e 10 dias), aplicados via fertirrigação, foram realizados dois experimentos, com delineamento de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições, em Limoeiro do Norte (CE). Foram analisadas as variáveis número, tamanho e massa média de cachos, sólidos solúveis e produtividade, para os cinco níveis de irrigação, e massa média e largura dos cachos, número de bagas, sólidos solúveis e produtividade, para os cinco intervalos de fertirrigação potássica. O máximo nível de irrigação (150% da ECA) e o intervalo de sete dias entre fertirrigações potássicas proporcionaram o melhor desempenho produtivo da variedade ‘Ribier’, nas condições do semiárido cearense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Henrique Pinheiro Albuquerque, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pops-doutorado (PNPD)/Capes/UFC. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: quimigação, salinidade, manejo da irrigação, crescimento de plantas, feijoeiro, milho, amendoim, pinhão manso e gergelim

Downloads

Publicado

08-10-2013

Como Citar

ALBUQUERQUE, A. H. P.; VIANA, T. V. de A.; MARINHO, A. B.; SOUSA, G. G. de; AZEVEDO, B. M. de. Irrigação e fertirrigação potássica na cultura da videira em condições semiáridas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 315–321, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/21386. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal