Produtividade e qualidade de melão sob manejo com água de salinidade crescente

Autores

  • Cícero Pereira Cordão Terceiro Neto Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Cabedelo, PB, Brasil.
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Núcleo de Engenharia de Água e Solo, Cruz das Almas, BA, Brasil.
  • José Francismar de Medeiros Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Mossoró, RN, Brasil.
  • Nildo da Silva Dias Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Mossoró, RN, Brasil.
  • Marcos de Sousa Campos Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Mossoró, RN, Brasil.

Palavras-chave:

Cucumis melo L., estresse salino, impacto ambiental.

Resumo

Em áreas semiáridas, a irregularidade de chuvas e a escassez de água de boa qualidade contribuem para o uso de água salina para irrigação. Neste sentido, este trabalho objetivou investigar os efeitos do uso de água salina, na produção e qualidade de frutos de melão. Os tratamentos consistiram de duas cultivares de melão (Sancho - C1 e Medellín - C2), irrigadas com água de baixa (S1 = 0,61 dS m-1) e alta (S2 = 4,78 dS m-1) concentração salina, por cada fase fenológica da cultura. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, com seis estratégias de manejo de irrigação e duas cultivares (6x2), com quatro repetições. Os resultados evidenciaram que o número de frutos total e comercial foram influenciados pelas estratégias de manejo de água salina. A irrigação com água de boa qualidade, aplicada durante dois dias, seguida de água salina, por um dia, viabilizou a produção comercial de melão, com redução de 33% no uso de água de boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-11-2013

Como Citar

TERCEIRO NETO, C. P. C.; GHEYI, H. R.; MEDEIROS, J. F. de; DIAS, N. da S.; CAMPOS, M. de S. Produtividade e qualidade de melão sob manejo com água de salinidade crescente. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 4, p. 354–362, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/21146. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas