Efeito da desmama precoce na eficiência reprodutiva de vacas Guzerá

Autores

  • Keny Samejima Mascarenhas Lopes Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.
  • Kazuo Leonardo Almeida Yokobatake Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.
  • Vanessa Veronese Ortunho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.
  • Nídia Raquel Costa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Ilha Solteira, SP, Brasil.
  • Hélio Takachi Okuda Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Bezerros, escore corporal, gado de corte, taxa de prenhez.

Resumo

O sistema de desmama precoce é uma alternativa para aumentar o peso corporal de bezerros, uma vez que se fundamenta na interrupção total ou temporária do aleitamento dos animais, na tentativa de desenvolver, mais rapidamente, o rúmen daqueles que recebem leite ad libitum. Assim, este trabalho foi realizado em Selvíria (MS), com o objetivo de avaliar o ganho de peso de bezerros submetidos a dois manejos de desmama (convencional, ou seja, na permanência dos bezerros com as vacas, e controlada, em que os bezerros tinham acesso à amamentação durante somente uma hora por dia), bem como o escore corporal e a taxa de prenhez de vacas primíparas e multíparas da raça Guzerá. Uma vez, a cada mês, os animais foram pesados, a fim de aferir o ganho de peso. No nascimento e na desmama definitiva, o escore corporal das vacas foi avaliado, assim como a taxa de prenhez, ao término da desmama. Constatou-se que o método de desmama controlada não apresentou diferença significativa, porém, torna-se viável na cadeia de gado de corte, uma vez que pode diminuir o intervalo de partos, devido à melhora na condição corporal das vacas, principalmente em épocas de seca em que há baixa disponibilidade de alimento. Houve, também, aumento de peso dos bezerros na desmama, para vacas primíparas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keny Samejima Mascarenhas Lopes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Aluno do quinto ano da graduação do curso de zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp Campus Ilha Solteira

Kazuo Leonardo Almeida Yokobatake, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Aluno de mestrado em Zootecnia do curso de zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp Campus Ilha Solteira

Vanessa Veronese Ortunho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Professora no departamento de biologia e zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp Campus Ilha Solteira

Nídia Raquel Costa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Aluna de Doutorado do curso de Agronomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp Campus Ilha Solteira

Hélio Takachi Okuda, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Engenharia, Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Professor no Departamento de Biologia e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp Campus Ilha Solteira

Downloads

Publicado

29-11-2013

Como Citar

LOPES, K. S. M.; YOKOBATAKE, K. L. A.; ORTUNHO, V. V.; COSTA, N. R.; OKUDA, H. T. Efeito da desmama precoce na eficiência reprodutiva de vacas Guzerá. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 4, p. 400–407, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/21057. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Zootecnia