População de plantas de milho consorciado com Urochloa ruziziensis

Autores

  • Roberto José de Freitas Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Adriano Stephan Nascente Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão)
  • Fenelon Lourenço de Sousa Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Zea mays L., plantas forrageiras, integração lavoura-pecuária.

Resumo

O sistema plantio direto (SPD) é uma técnica sustentável que preconiza a manutenção da palhada na superfície do solo. Entretanto, os resíduos vegetais produzidos pelas culturas comerciais são insuficientes para manter o solo coberto, durante o ano. Assim, o consórcio de milho com Urochloa ruziziensis é uma alternativa viável, que pode aumentar a massa vegetal por área, com consequente aumento na palhada, visando ao SPD. De suma importância no consórcio, a identificação da correta densidade de plantas de cultivo de milho poderá proporcionar incremento no acúmulo da biomassa da planta forrageira, sem prejuízo à produtividade do cereal. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito da população de plantas de milho no desempenho da cultura, com ou sem consórcio com U. ruziziensis. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados, em esquema fatorial 4x2 (populações de plantas de milho x métodos de cultivo - milho solteiro e consorciado). Avaliaram-se os componentes de produção, produtividade do milho e massa da forragem, sendo que a produtividade de grãos de milho não foi alterada pelo consórcio com U. ruziziensis. Maiores populações de milho (até 80.000 plantas ha-1) proporcionaram redução no número de espigas planta-1 e grãos fileira-1, na espiga, porém, possibilitaram maior produtividade de grãos, na área cultivada. A massa de forragem de U. ruziziensis, em cultivo consorciado com o milho, em safrinha, foi reduzida à medida em que aumentou-se a população até 80.000 plantas ha-1. Na ausência de restrição hídrica, recomenda-se a densidade de 80.000 plantas de milho ha-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Arroz e Feijão)

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual.

Downloads

Publicado

12-04-2013

Como Citar

FREITAS, R. J. de; NASCENTE, A. S.; SANTOS, F. L. de S. População de plantas de milho consorciado com Urochloa ruziziensis. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 79–87, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/20284. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal