Doses de potássio em cobertura na cultura da abóbora

Autores

  • Humberto Sampaio Araújo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Bárbara Rodrigues de Quadros Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Antonio Ismael Inácio Cardoso Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
  • Carla Verônica Corrêa Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Palavras-chave:

Cucurbita moschata, nutrição de plantas, produtividade de frutos.

Resumo

Embora existam recomendações de adubação para o cultivo comercial de abóbora, são escassos os trabalhos que relacionam o efeito da adubação potássica em cobertura à produtividade desta cultura. Assim, este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar doses de potássio em cobertura, na produção de frutos de abóbora (híbrido Mirian), em fazenda experimental da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em São Manuel (SP). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos (0,0 kg ha-1; 50,0 kg ha-1; 100,0 kg ha-1; 200,0 kg ha-1; e 400,0 kg ha-1 de K2O) e seis repetições. Foram avaliados parâmetros de crescimento da planta, produtividade e qualidade de frutos. Após a colheita, foram realizadas análises químicas de macronutrientes da parte vegetativa (folhas + caule) das plantas e do solo e os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Pôde-se concluir que a maior produtividade foi obtida com a dose de 199,0 kg ha-1 de K2O em cobertura. Com o aumento das doses de K2O, houve redução no teor de cálcio e magnésio, na parte vegetativa da planta, e maior teor de K+ no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Sampaio Araújo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP (1996) e mestrado em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista ´Julio de Mesquita Filho´ (2011). Atualmente é pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura.

Bárbara Rodrigues de Quadros, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Pós-graduação em Agronomia, com Mestrado em Horticultura e Doutoranda em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista - câmpus de Botucatu. Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia

Antonio Ismael Inácio Cardoso, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde foi coordenador do programa de pós-graduação em Horticultura (2007 a 2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento e Produção de Sementes de Hortaliças, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, melhoramento genético, pepino, abóbora e abobrinha.

Carla Verônica Corrêa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Cursando o quarto ano de Agronomia, na FCA-UNESP-Campus de Botucatu

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

ARAÚJO, H. S.; QUADROS, B. R. de; CARDOSO, A. I. I.; CORRÊA, C. V. Doses de potássio em cobertura na cultura da abóbora. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 469–475, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/19564. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo