Adubação de cultivares de feijoeiro comum em várzeas tropicais

Autores

  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • João Kluthcouski Embrapa Arroz e Feijao
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Tarcísio Cobucci Embrapa Arroz e Feijao
  • Priscila de Oliveira Embrapa Cerrados

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., nitrogênio, fertilizantes, adubação antecipada.

Resumo

A cultura do feijão possui grande importância econômica e social, para a população brasileira. Entretanto, há aspectos que devem ser melhorados em seu cultivo, como o manejo de adubação das plantas. A subirrigação do feijoeiro, na entressafra do arroz, tem se mostrado alternativa viável para a produção de grãos, no ecossistema de várzea. Entretanto, poucos são os trabalhos realizados sobre adubação em condições de várzeas tropicais. Neste sentido, este estudo objetivou avaliar a produtividade de cultivares de feijoeiro comum, sob condições de várzeas tropicais e subirrigação, em Lagoa da Confusão (TO), na safra de inverno de 2008, submetidas a diferentes fontes, doses e parcelamentos de fertilizantes. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, em esquema fatorial (cultivares x formas de adubação), com as cultivares separadas por grupos (preto, carioca e especial). A produtividade do feijoeiro foi maior com a antecipação da adubação nitrogenada, e ainda maior quando esta foi combinada com a suplementação de potássio em cobertura, sendo que Ouro Negro (grupo preto), Pitoco (grupo carioca) e Cranberry e BRS Embaixador (grupo especial) foram as cultivares mais produtivas. Com a utilização da adubação recomendada, Ouro Negro (grupo preto), Carioca (grupo carioca) e Jalo Precoce e BRS Embaixador (grupo especial) foram as mais produtivas, para cada grupo. As cultivares do grupo preto foram mais produtivas que as dos grupos carioca e especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual.

Downloads

Publicado

04-12-2012

Como Citar

NASCENTE, A. S.; KLUTHCOUSKI, J.; CRUSCIOL, C. A. C.; COBUCCI, T.; OLIVEIRA, P. de. Adubação de cultivares de feijoeiro comum em várzeas tropicais. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 407–415, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/19448. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo