UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA (Manihot utilissima, Pohl) CRUA NUM ESTUDO COMPARATIVO DE TRÊS DIETAS PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO-ENGORDA

Autores

  • Roberto Pereira de Mello UFV
  • Francisco Eduardo Galvão UFG

Resumo

O presente experimento foi conduzido na Escola Média de Agricultura de Florestal, Minas Gerais, com o fim de verificar a viabilidade do uso da mandioca (Manihot utilissima Pohl) “in natura” em dietas de suínos em crescimento e engorda. Foram usados três tratamentos constituídos de mistura comercial para crescimento mais mandioca "in natura" (A), mistura comercial para engorda (B), fubá de milho (C) recebendo todos verde à vontade. Em cada tratamento foram usados 10 animais mestiços com 133, 5 dias de idade e peso médio inicial de aproximadamente 26,1Kg. O experimento teve duração de 210 dias e os ganhos diários em peso foram de 0,451; 0,452 e 0,178 Kg, para os tratamentos A, B e C respectivamente. As análises de variância revelaram, que para ganhos em peso e espessura de toucinho, não houve diferenças estatisticamente significativas entre leitegadas e os tratamentos A e B, havendo porém (p < 0,01) entre tratamento C contra A e B. O tratamento contendo mandioca "in natura” revelou ser o mais econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-10-2007

Como Citar

MELLO, R. P. de; GALVÃO, F. E. UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA (Manihot utilissima, Pohl) CRUA NUM ESTUDO COMPARATIVO DE TRÊS DIETAS PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO-ENGORDA. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 59–70, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1940. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico