UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA (Manihot utilissima, Pohl) CRUA NUM ESTUDO COMPARATIVO DE TRÊS DIETAS PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO-ENGORDA
Resumo
O presente experimento foi conduzido na Escola Média de Agricultura de Florestal, Minas Gerais, com o fim de verificar a viabilidade do uso da mandioca (Manihot utilissima Pohl) “in natura” em dietas de suínos em crescimento e engorda. Foram usados três tratamentos constituídos de mistura comercial para crescimento mais mandioca "in natura" (A), mistura comercial para engorda (B), fubá de milho (C) recebendo todos verde à vontade. Em cada tratamento foram usados 10 animais mestiços com 133, 5 dias de idade e peso médio inicial de aproximadamente 26,1Kg. O experimento teve duração de 210 dias e os ganhos diários em peso foram de 0,451; 0,452 e 0,178 Kg, para os tratamentos A, B e C respectivamente. As análises de variância revelaram, que para ganhos em peso e espessura de toucinho, não houve diferenças estatisticamente significativas entre leitegadas e os tratamentos A e B, havendo porém (p < 0,01) entre tratamento C contra A e B. O tratamento contendo mandioca "in natura” revelou ser o mais econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.