COMPORTAMENTO DO FUNGO Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporioides Costa EM SUBSTRATO COM DIFERENTES FONTES DE CARBONO
Resumo
Nessa experiência procurou-se determinar o comportamento de Colletotrichum gossypii South. var. cephalosporioides Costa em substrato sólido contendo diferentes fontes de carbono, medindo-se o crescimento vegetativo, intensidade de esporulação, tamanho dos conídios e descrevendo-se as características morfológiças das colônias. Usou-se um substrato sintético como meio básico, e a este se adicionou maltose, dextrose, lactose, amido, sacarose ou galactose, conforme o tratamento. Observou-se que a dextrose promoveu maior crescimento vegetativo das colônias, mas o amido provocou maior intensidade de esporulação. A galactose parece ter exercido efeito prejudicial sobre o desenvolvimento desse fungo, provocando a formação de colônias pequenas, atípicas e os poucos conídios produzidos exibiram menor comprimento que os conídios formados nos outros substratos testados. Não houve correlação entre intensidade de esporulação e tamanho de conídios, nem entre crescimento vegetativo e intensidade de esporulação. A composição do substrato afetou profundamente as características morfológicas do fungo, provocando alterações na cor, formato, aspecto, bordos e topografia da colônia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.