Controle automático do espectro de gotas de pulverizador hidropneumático em função do déficit de pressão de vapor d’água no ar

Autores

  • Cleyton Batista de Alvarenga Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Mauri Martins Teixeira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Sérgio Zolnier Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Robson Shigueaki Sasaki Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Paula Cristina Natalino Rinaldi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG)

Palavras-chave:

Tecnologia de aplicação de agrotóxicos, evaporação de gotas na pulverização de agrotóxicos, eletrônica embarcada em pulverizadores.

Resumo

O princípio de fracionamento e o tamanho de gotas são fundamentais para o sucesso do controle fitossanitário. Objetivou-se, com este trabalho, desenvolver e avaliar um sistema automatizado, para controlar os parâmetros do espectro de gotas da pulverização, em função do déficit de pressão de vapor d’água no ar. O sistema de controle automático constituiu-se de um sensor de temperatura e umidade relativa, um microcontrolador, um servomotor e um pulverizador hidropneumático. A pulverização foi realizada em etiquetas de papel hidrossensível, dispostas em suportes de madeira, para diferentes déficits de pressão de vapor d’água no ar. Posteriormente à digitalização e análise das etiquetas, foram selecionadas três pressões de trabalho (633 kPa, 844 kPa e 1.055 kPa), para serem utilizadas no sistema automatizado. Os resultados indicaram que o controlador foi eficiente na manutenção do espectro de gotas da pulverização de agrotóxicos. A automatização permitiu a manutenção do volume de calda, alterando a pressão de trabalho, em função do déficit de pressão de vapor d’água no ar. A pulverização com o sistema automatizado apresentou qualidade do espectro de gotas superior ao sistema manual, à pressão de 633 kPa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Batista de Alvarenga, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Engenharia Agrícola - com enfase em Máquinas e Mecanização Agrícola e Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos.

Mauri Martins Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Dr. em Agronomia, professor e pesquisador na UFV

Sérgio Zolnier, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Dr. em Engenharia Agrícola, professor e pesquisador na UFV

Robson Shigueaki Sasaki, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorando em Engenharia Agrícola, pesquisador na UFV

Paula Cristina Natalino Rinaldi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG)

Dra. em Engenharia Agrícola, professora e pesquisadora no IFET-MG

Downloads

Publicado

02-04-2013

Como Citar

ALVARENGA, C. B. de; TEIXEIRA, M. M.; ZOLNIER, S.; SASAKI, R. S.; RINALDI, P. C. N. Controle automático do espectro de gotas de pulverizador hidropneumático em função do déficit de pressão de vapor d’água no ar. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 26–33, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/19086. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas