Fator de resposta do alecrim-pimenta a diferentes lâminas de irrigação

Autores

  • Ivan Caldeira Almeida Alvarenga Universidade Federal de Lavras (UFLa)
  • Otávio Diniz Lopes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Fernanda Ventorim Pacheco Universidade Federal de Lavras (UFLa)
  • Flávio Gonçalves Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ernane Ronie Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Lippia sidoides Cham., plantas medicinais, óleo essencial, disponibilidade hídrica.

Resumo

A resposta de plantas medicinais, em relação à irrigação, ainda é pouco estudada, principalmente quando se trata de espécies nativas com potencial econômico, como é o caso do alecrim-pimenta. Assim, este trabalho objetivou determinar a sensibilidade do alecrim-pimenta, por meio do coeficiente Ky, e o seu crescimento, sob diferentes lâminas de irrigação. Os coeficientes foram determinados a partir das produtividades de matéria seca e óleo essencial. O experimento foi conduzido em blocos casualizados, sendo os tratamentos sete lâminas de irrigação (0,5; 0,75; 1,0; 1,2; 1,4; 1,65; e 1,9 da ETo), com três repetições. A ETo foi avaliada pelo método de Penman-Monteith e a ETr de acordo com o balanço hídrico no solo. O crescimento foi acompanhado com medições do diâmetro do coleto e altura, aos 35, 56, 77, 98 e 119 dias após o transplantio. Aos 120 dias de cultivo, realizou-se a coleta das amostras, para determinação da produtividade de matéria seca e óleo essencial. A planta apresentou coeficientes de resposta ao déficit hídrico acima de 1,0, tanto para a produção de matéria seca quanto de óleo essencial. O crescimento da cultura foi influenciado, positivamente, pela irrigação, apresentando maiores valores em diâmetro do coleto e altura para as maiores lâminas aplicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Caldeira Almeida Alvarenga, Universidade Federal de Lavras (UFLa)

Doutorando pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Ciências Agrárias e Engenheiro Agrônomo formado pela UFMG com atuação na área de Fitotecnia, desenvolve atividades com o cultivo e cultura de tecidos em plantas medicinais.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

ALVARENGA, I. C. A.; LOPES, O. D.; PACHECO, F. V.; OLIVEIRA, F. G.; MARTINS, E. R. Fator de resposta do alecrim-pimenta a diferentes lâminas de irrigação. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 462–468, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/19037. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharia de Biossistemas