Análise de imagens na avaliação de danos mecânicos em sementes de soja

Autores

  • Taís Leite Ferreira Pinto Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)
  • Vitor Henrique Vaz Mondo Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)
  • Francisco Guilhien Gomes-Júnior Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)
  • Silvio Moure Cicero Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)

Palavras-chave:

potencial fisiológico, qualidade de sementes, raios X, Glycine max (L.) Merrill.

Resumo

A injúria mecânica é um dos mais importantes fatores na redução da qualidade de sementes de soja. Neste contexto, este trabalho objetivou avaliar a influência da pressão de impacto e o teor de água em sementes, bem como a aplicabilidade da técnica de análise de imagens, na ocorrência de danos mecânicos em sementes de soja. Sementes das cultivares Vencedora e Monsoy 8001, com teores de água de 13% e 18%, foram submetidas a danos mecânicos, com a utilização de equipamento simulador de impactos (551,6 KPa e 965,3 KPa). Posteriormente, as sementes foram secas a 32°C, até atingirem 12% de teor de água. Imediatamente após os impactos e após cinco meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas pelos testes de tetrazólio e raios X. A pressão de impacto e o teor de água nas sementes exerceram efeitos diretos na severidade do dano mecânico, porém, o local do impacto exerceu maior influência do que aqueles fatores. A técnica de análise de imagens foi de grande utilidade na avaliação de danos mecânicos em sementes de soja, possibilitando a análise detalhada dos efeitos de diferentes fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Henrique Vaz Mondo, Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)

Possui graduação em engenharia agronômica (2004) e Doutorado em Fitotecnia (2010) pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agrilcultura "Luiz de Queiroz". Em 2008 foi pesquisador visitante da "The Ohio State University"(EUA) onde desenvolveu pesquisas na área de tecnologia de sementes. Tem experiência na área de fitotecnia, com ênfase em tecnologia de sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: vigor e desempenho em campo, análise de imagens e produção de sementes de milho. Entre 2009 e 2012 atuou na área de produção de sementes de soja e Stewardship na Monsanto do Brasil Ltda. Atualmente é pesquisador na área de fitotecnia na Embrapa Arroz e Feijao em Santo Antônio de Goiás, GO.

Downloads

Publicado

21-09-2012

Como Citar

PINTO, T. L. F.; MONDO, V. H. V.; GOMES-JÚNIOR, F. G.; CICERO, S. M. Análise de imagens na avaliação de danos mecânicos em sementes de soja. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 310–316, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18847. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal