Lodo de esgoto e vermiculita na produção de mudas de eucalipto

Autores

  • Marcos Vinicius Caldeira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • William Macedo Delarmelina Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Leonardo Peroni Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Elzimar de Oliveira Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Aderbal Gomes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Eucalyptus grandis, composição de substrato, características morfológicas.

Resumo

O êxito de plantios florestais não está ligado, unicamente, à espécie utilizada, mas depende, diretamente, do tipo de recipiente, da qualidade das sementes e do substrato utilizado. Assim, objetivou-se avaliar a utilização de lodo de esgoto, juntamente com vermiculita, na composição de substratos, para a produção de mudas de Eucalyptus grandis provenientes de sementes. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e seis repetições de quatro plantas. Os tratamentos foram compostos pelas seguintes proporções de lodo de esgoto e vermiculita (v:v): 100:0 (T1), 80:20 (T2), 60:40 (T3), 40:60 (T4), 20:80 (T5) e substrato comercial (T6). As características avaliadas foram o diâmetro do coleto, altura, relação entre a altura da parte aérea e diâmetro do coleto, massa seca da parte aérea, massa seca do sistema radicular, massa seca total, relação entre a massa seca da parte aérea e a massa seca do sistema radicular, relação entre a altura e a massa seca da parte aérea e Índice de Qualidade de Dickson. Aos 90 dias após a germinação, constatou-se que a utilização de diferentes proporções de lodo de esgoto e vermiculita influenciou, de maneira positiva, no crescimento das mudas de eucalipto, destacando-se as maiores proporções de vermiculita. O substrato que proporcionou os melhores resultados foi o composto por 20% de lodo de esgoto e 80% de vermiculita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Caldeira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduação em Engenharia Florestal (UFSM_1995). Mestrado em Engenharia Florestal, área de concentração_Silvicultura (UFSM_1998). Doutorado em Ciências Florestais, área de concentração_Conservação da Natureza (UFPR_2003). Professor Adjunto II do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal do Espírito do Santo (UFES), campus de Alegre. No DEF atua na área de Silvicultura. É revisor ad hoc de artigos de várias revistas brasileiras. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e livro, sendo a maioria voltado à área de Ciência do Solo (Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas), Ciclagem de Nutrientes e Silvicultura.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

CALDEIRA, M. V.; DELARMELINA, W. M.; PERONI, L.; GONÇALVES, E. de O.; SILVA, A. G. da. Lodo de esgoto e vermiculita na produção de mudas de eucalipto. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 155–163, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18795. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo