Temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz

Autores

  • Nilson Lemos de Menezes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Leandro Lourenço Pasqualli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Paula Piccinin Barbieri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maquiel Duarte Vidal Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gerusa Massuquini Conceição Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Oryza sativa L., composição química de sementes, vigor de sementes.

Resumo

A secagem de sementes é uma operação indispensável no processo de produção, porém, a temperatura utilizada pode afetar a qualidade das sementes produzidas. Este trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz irrigado. Formaram-se quatro lotes de cada cultivar, os quais foram secos pelo método estacionário, utilizando-se as seguintes temperaturas: 32ºC, 38ºC, 44ºC e 50ºC. Após os tratamentos de secagem, avaliou-se a integridade física das sementes, por meio do teor de umidade e da percentagem de fissuras. A qualidade fisiológica foi determinada com o auxílio de teste de germinação, primeira contagem, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado, teste de frio, comprimento total e fitomassa seca de plântula. A composição química das sementes foi avaliada por meio das frações massa seca, proteína e fibra bruta e extrato etéreo das sementes. As temperaturas de secagem afetaram a qualidade das sementes, e o aumento da temperatura, na secagem (32-50ºC), aumentou, também, a percentagem de fissuras nas sementes de arroz irrigado. As temperaturas de 32ºC e 38ºC, na secagem, permitiram a expressão da qualidade das sementes, enquanto a temperatura de 50ºC reduziu o seu potencial fisiológico.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Piccinin Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Área de Tecnologia de Sementes e Manejo e nutrição de culturas agrícolas.

Downloads

Publicado

14-12-2012

Como Citar

MENEZES, N. L. de; PASQUALLI, L. L.; BARBIERI, A. P. P.; VIDAL, M. D.; CONCEIÇÃO, G. M. Temperaturas de secagem na integridade física, qualidade fisiológica e composição química de sementes de arroz. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 430–436, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18457. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Produção Vegetal