EFEITO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA VIA SOLO E FOLIAR SOBRE A PRODUÇÃO E A QUALIDADE DA FIBRA EM ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.)

Autores

  • Roberto José de Freitas
  • Wilson Mozena Leandro
  • Maria da Conceição Santana Carvalho4

Palavras-chave:

Algodão-nutrição, adubação foliar

Resumo

A cultura do algodoeiro no Brasil deslocou-se de zonas produtoras tradicionais da região Sudeste, para os cerrados da região central do país. Nesse processo ocorreram significativas mudanças na tecnologia de produção e no ambiente de cultivo, paralelamente a um grande incremento na produtividade. Essas alterações desorganizaram a prática da adubação, gerando sistemas com aplicações bastante intensivas, ainda não devidamente respaldados por dados experimentais. Este trabalho objetivou avaliar, em condições de campo, o efeito da combinação de doses de potássio aplicadas vias solo e foliar, sobre a produtividade e a qualidade da fibra do algodoeiro, nas condições do Sudeste do Estado de Goiás. O ensaio foi conduzido no município de Ipameri- GO (16°35'S, 47°02'W, 920 m), na safra 2004/2005. O delineamento experimental usado foi o de blocos completos casualizados, com parcelas subdivididas. Foram aplicadas cinco doses via solo (0 kg ha-1, 60 kg ha-1, 120 kg ha-1, 180 kg ha-1 e 240 kg ha-1 de K2O), combinadas com quatro doses foliares (0 kg ha-1; 7,2 kg ha- 1; 14,4 kg ha-1 e 21,6 kg ha-1 de K2O). Verificaram-se ganhos de produtividade em ambas formas de aplicação de potássio, não ocorrendo interações entre estas modalidades de aplicação. Não houve também efeitos significativos das doses e formas de aplicação sobre a qualidade tecnológica da fibra do algodoeiro.

PALAVRAS-CHAVES: Algodão-nutrição; adubação foliar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto José de Freitas

Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Univ. de Ipameri. Rod. GO 330, Km 241, Anel Viário. E-mail: rjf05@uol.com.br

Downloads

Publicado

08-10-2007

Como Citar

FREITAS, R. J. de; LEANDRO, W. M.; CARVALHO4, M. da C. S. EFEITO DA ADUBAÇÃO POTÁSSICA VIA SOLO E FOLIAR SOBRE A PRODUÇÃO E A QUALIDADE DA FIBRA EM ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 106–112, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1835. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico