CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE FRUTOS DO PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) ORIUNDOS DE DUAS REGIÕES NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
Palavras-chave:
Valor nutricional, pequi, cerradoResumo
O trabalho teve como objetivo avaliar características físicas e químicas de frutos de pequizeiro, oriundos das regiões de Araguapaz e Mambaí, Estado de Goiás. Foram utilizadas cinco repetições, com dezesseis frutos para cada determinação, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Os critérios avaliados foram: as massas do fruto, da casca e das sementes não desenvolvidas (frutilhos), as dimensões dos frutos e dos pirênios (mesocarpo interno, endocarpo e amêndoa), o número de pirênios, as massas totais de pirênios, de polpa e de amêndoas, os teores de umidade, de extrato etéreo e de proteínas na polpa e o pH da polpa. Observou-se que houve diferenças (p<0,05) entre os frutos das duas regiões, exceto na média da massa de frutilhos por fruto (p>0,05). Os frutos provenientes de Araguapaz apresentaram menores massas e dimensões de fruto e pirênios, e maiores rendimentos de polpa e amêndoas, bem como maiores teores de proteínas e extrato etéreo, do que os frutos oriundos de Mambaí. Conclui-se que os frutos de pequizeiro de Araguapaz têm maior valor nutricional e são mais apropriados para uso nas indústrias processadoras do que os frutos da região de Mambaí.
PALAVRAS-CHAVE: Valor nutricional; pequi; cerrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.