CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE FRUTOS DO PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) ORIUNDOS DE DUAS REGIÕES NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Rosângela Vera
  • Eli Regina Barboza de Souza
  • Eliana Paula Fernandes
  • Ronaldo Veloso Naves
  • Manoel Soares Soares Júnior
  • Márcio Caliari
  • Paulo Alcanfor Ximenes

Palavras-chave:

Valor nutricional, pequi, cerrado

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar características físicas e químicas de frutos de pequizeiro, oriundos das regiões de Araguapaz e Mambaí, Estado de Goiás. Foram utilizadas cinco repetições, com dezesseis frutos para cada determinação, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Os critérios avaliados foram: as massas do fruto, da casca e das sementes não desenvolvidas (frutilhos), as dimensões dos frutos e dos pirênios (mesocarpo interno, endocarpo e amêndoa), o número de pirênios, as massas totais de pirênios, de polpa e de amêndoas, os teores de umidade, de extrato etéreo e de proteínas na polpa e o pH da polpa. Observou-se que houve diferenças (p<0,05) entre os frutos das duas regiões, exceto na média da massa de frutilhos por fruto (p>0,05). Os frutos provenientes de Araguapaz apresentaram menores massas e dimensões de fruto e pirênios, e maiores rendimentos de polpa e amêndoas, bem como maiores teores de proteínas e extrato etéreo, do que os frutos oriundos de Mambaí. Conclui-se que os frutos de pequizeiro de Araguapaz têm maior valor nutricional e são mais apropriados para uso nas indústrias processadoras do que os frutos da região de Mambaí.

PALAVRAS-CHAVE: Valor nutricional; pequi; cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Vera

Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Caixa Postal 131, CEP 74001-970 Goiânia, GO. E-mail: vera@agro.ufg.br;

Downloads

Publicado

08-10-2007

Como Citar

VERA, R.; SOUZA, E. R. B. de; FERNANDES, E. P.; NAVES, R. V.; SOARES JÚNIOR, M. S.; CALIARI, M.; XIMENES, P. A. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE FRUTOS DO PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) ORIUNDOS DE DUAS REGIÕES NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 93–99, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1833. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico