Análise de crescimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas dos tipos tradicional, intermediário e moderno

Autores

  • Rita de Cassia Felix Alvarez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão

Palavras-chave:

Oryza sativa L., desenvolvimento vegetal, índice de área foliar, componentes fisiológicos da planta.

Resumo

A utilização da técnica de análise de crescimento permite caracterizar e entender o comportamento diferenciado de cultivares de arroz de terras altas. Este trabalho objetivou caracterizar, por meio da análise de crescimento, os componentes fisiológicos e o desempenho agronômico, bem como as diferenças existentes entre cultivares de arroz de terras altas do tipo tradicional, intermediário e moderno. O experimento foi conduzido em condições de terras altas, favorecidas pelo uso de irrigação suplementar. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com três tratamentos constituídos por cultivares do tipo tradicional (Caiapó), moderno (Maravilha) e intermediário (BRS Primavera) e oito repetições. Foram estimados o índice de área foliar (IAF), taxa de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR), taxa assimilatória líquida ou aparente (TAL) e área foliar específica (AFE), além da produtividade de grãos e componentes de produção. As cultivares dos grupos intermediário e tradicional apresentaram os maiores acúmulos de matéria seca total e as dos grupos tradicional e moderno os maiores IAFs. A cultivar do grupo intermediário apresentou os maiores índices de TCC, TCR, TAL e AFE, bem como a maior produtividade de grãos, em decorrência dos maiores valores de fertilidade das espiguetas e massa de 1.000 grãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Felix Alvarez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Ilha Solteira - SP (1996), Mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Botucatu - SP(1999) e Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Botucatu - SP (2003). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: nitrogênio, fitorreguladores, arroz e componentes da produção.

Carlos Alexandre Costa Crusciol, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui Graduação em Agronomia pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Ilha Solteira (1992), Mestrado em Agronomia (Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Botucatu (1995), Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP (1998), Livre-Docência pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001). Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Agricultura). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em Manejo da Fertilidade do Solo, fisiologia aplicada e sistemas de produção agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: arroz, amendoim, cana-de-açúcar, silício na agricultura, integração lavoura-pecuária.

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual. Doutorando modalidade sanduiche, Unesp Botucatu/ Univerisity of Florida, 2009-2012.

Downloads

Publicado

29-11-2012

Como Citar

ALVAREZ, R. de C. F.; CRUSCIOL, C. A. C.; NASCENTE, A. S. Análise de crescimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas dos tipos tradicional, intermediário e moderno. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 42, n. 4, p. 397–406, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/18228. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal